quarta-feira, dezembro 13, 2006

Contrastes e regressos


Venho de um país onde os transportes públicos funcionam mas onde toda a gente também se queixa.
Venho de uma cidade onde também se fica parado em horas de filas intermináveis, nas lojas, nas estradas, em tudo.
Venho de uma rua alimentada a crédito que, de tão cheia de consumismo natalício, tem de ser fechada ao trânsito.
Venho de uma capital onde se abrem túneis de metropolitano à noite para que o dia não encontre cadáveres sem-abrigo.
Venho de um céu que sabe soprar gelo e que é demasiadamente noite durante o curto dia.

Chego a um país onde o inverno é suportável pela alma.
Chego a um aeroporto onde ainda não nos tratam como terroristas.
Chego a um restaurante onde a comida sabe a comida e onde, mesmo sem se ser rico, é possivel pagar a conta.
Chego a um rio que tem cor de água e que sabe correr bem, porque o mar está perto.
Chego a minha casa.

Regresso ao meu país.

Gosto dele, mesmo que não seja do “primeiro mundo” como o outro.

Porque não pode ele ser desse mundo sendo também como é?

Deve ser por andar ao contrário do outro, em faixa contrária. Mas é que é mesmo por isso. De certeza. Andamos todos, nós e eles, ao contrário. Não os países, as pessoas...

(foto gentilmente cedida pela máquina fotográfica de pilhas recarregáveis do Agridoce)

19 comentários:

mãe desmiolada disse...

Por muito bonito que achemos o país que visitamos, por mais bem instalados que tenhamos ficado, o que sabe mesmo bem é regressar ao nosso "mundinho", apesar dele estar longe de ser perfeito!

Seja benvindo ;)

Anónimo disse...

Realmente não há país como o nosso...


Welcome back ;)

Etienne disse...

Quanto ao país, estamos conversados.. ;-)

E agora o que interessa: bem regressado sejas, Calvin, e deixo-te um grande abraço.

Aninhas disse...

Olha... E eu que tinha ficado com a sensação de que o Agri tinha gostado imenso!
Parece que, tu nem por isso..
Então vamos lá a saber, foi um policia bruto que te revistou as cavidades (...) em busca de drogas ou explosivos que te deu cabo do.. desculpa, das férias??

Só um apartezito, o rio não é o trancão, não??!?

bj **
:))

Sofia.S disse...

Já lá morei!
Sei do que falas!

;)

Anónimo disse...

Que bonito.
Conseguiste transmitir tudo aquilo que eu sempre achei, por muito que goste de viajar, adoro quando começo a avistar Lisboa do avião... Ainda não vi nada que me transmitisse essa sensação tão forte.

AGRIDOCE disse...

É o que dá ir a Londres mais do que pouco tempo de cada vez!
A Londres ou a qualquer outro sítio que não seja o nosso cantinho.
Para saborear os outros cantos, tem que se estar por lá pouco tempo. Por isso,... gostei e tenho gostado de lá ir. A Londres. Sempre em viagens relâmpago. E sabe-me bem.
Os olhos com que se viaja, também conta, e muito.

De nada, oh Calvin, pelo uso das minhas pilhas recarregáveis ;-))

Anónimo disse...

Dear Calvin
Bem vindo sejas ao nosso país!
Como já aqui foi dito, o teu post retrata precisamente o que todos nós sentimos quando vamos para fora! Adoro sempre o regresso! E no final das férias já estou sempre desejosa de chegar a Lisboa e sobretudo de chegar à minha casinha! :-D
Uma grande beijoca e aguardo os chocolatinhos :-D

Anónimo disse...

Tudo a terminar em inho que fofinho!! :-D

Irritadinha disse...

Regresso em grande...
Bem como amanhã vou para o meu exilio, venho aqui fazer os meus utlimos votos de feliz natal e excelente ano novo!
Até para o ano!
Beijo

Irritadinha disse...

Regresso em grande...
Bem como amanhã vou para o meu exilio, venho aqui fazer os meus utlimos votos de feliz natal e excelente ano novo!
Até para o ano!
Beijo

Flor disse...

Benvindo :)
Apesar de adorar viajar, sei bem que não há como voltar a "casa".
E apesar de não ser perfeito, não troco este nosso cantinho por nenhum outro!
Bjos*

Aninhas disse...

Mudei de instalações:

http://aninhasrefilona.blogspot.com/

Lá te Espero!!

:)))

Rafeiro Perfumado disse...

Bem vindo, Calvin! Ando cheio de vontade de visitar essa metrópole, mas cada vez que leio o blog da Marshmallow a vontade murcha um bocadinho!

Nanny disse...

Passei por aqui, como já vai sendo hábito meu, saltando de link em link, e, sinceramente gostei do que li!

Claro que este país é deste mundo. Cheio de problemas, defeitos e dívidas, mas tão bom de se viver!

Voltarei, Sei Lá!

Aninhas disse...

Deixei lá um post para ti. Logo a seguir ao das Bondettes...

:)))))

Nanny disse...

Olá!

Há novidades lá no meu cantinho e requerem resposta urgente!

Não faltes!

Lara disse...

Quando chegamos ao nosso país de uma viagem, é a mesma sensação de quando chegamos a casa de pois de uma festa... é tão termos o nosso cantinho.

uffa finalmente consigo comentar os blogs beta... estava dificil

beijoooo

Aninhas disse...

Isto é uma balda...
Não postas, não visitas os amigos...
Então mas afinal que andas tu a fazer??!?
A curtir o FDS como uma pessoa normal??
Bem me pareceu! Tu vê lá não te esqueças de tomar as gotas, rapaz...

*** :)))