terça-feira, novembro 14, 2006

Tabuadas Manuais


Meus caros, há dias em que me dá para isto. Ouço falar da iliteracia matemática do país, da complicação das contas, das percentagens estimadas das greves... enfim... são números, Senhor. São números!

Por isso, hoje trago uma curiosidade matemática para quem goste. Para quem não goste, vá ali ao balcão beber um mojito, uma cuba libre ou um malte sem gelo...sintam-se à vontade. Estão em casa!

Vamos a isto: A tabuada DO nove pelos dedos (apontem para explicar aos filhos em idade escolar e certifiquem-se que têm 10 dedos nas mãos. Embora com os pés também resulte desde que não seja a pontapé)!

1 - Estiquem os dedos de ambas as mãos (sim, têm de largar o copo para isso).
2 - Agora pensem num número de 1 a 9. (Ex: 4) Não dói!
3 – Contem o número nos vossos dedos da esquerda para a direita.1,2,3,4! (Esquerda é o lado de bombordo, ok?)
4 – No dedo do número, parem e escondam esse dedo. Podem cortar também. Mas é desagradável e dói mais que pensar no Passo 2.
5 – Olhem para as vossas mãos. (Esqueci-me que isto deve ser feito ANTES dos mojitos e tal...)
6 – Nos dedos do lado esquerdo do “escondido” estarão as dezenas (Se fizeram bem, estarão 3 dedos), e no lado direito a unidade (se fizeram bem, estarão 6 dedos).
7 – Agora é pensar outra vez e, como dizia o outro, “é só fazer as contas”: 3 x 10 + 6 = 36

8 - Verificar que 9 x 4 = 36 também...ENA!

E o que é giro é que funciona para os outros números menores que 10 para além do 4, hein?!
Mais giro ainda é provar o porquê disto funcionar...mas isso fica para a próxima, que eu também tenho direito a copos, ou não?

17 comentários:

Irritadinha disse...

As coisas que tu descobres rapaz!
Beijo

Aninhas disse...

Calvin!
Vai tomar as gotas que precisamos de ti para corrigir os formulários de incrição para as Maldivas.
Agora é com as contitas tanbém... Arre, acho que gostava mais de ti poeta!
;-)

Aninhas disse...

ERRATA!ERRATA!
Onde se lê tanbém deve ler-se também...
Uffa... devo ir a tempo...

Roteviller disse...

É aqui que se fazem as inscrições para a viagem ás Maldivas?

Quem me contou foi a Aninhas e a Damula.

Essa da tabuada dos nove pelos dedos para mim não dá. É que eu só tenho 4 unhas em cada pata.

Calvin disse...

Brisa,
Tal como neste exemplo dos dedos, nos do LFM o mais giro é provar porque funcionam...

Espero que as figuras de dedo espetado tenham valido a pena pela curiosidade!:)

E dizem que não há poesia nas ciências...

Anónimo disse...

Eu não bebi mojitos nem nada! Mas esta tabuada é uma grande seca! Ah pois é!!
Não será mais fácil decorar à moda antiga?? :-D

Uma beijoca

P.S. Não sei como descobriste, mas é uma forma interessante de ensinar/aprender a tabuada. Vou ensinar aos meus alunos!!

Ah...não se diz tabuada dos nove, mas sim do nove. :-D

Calvin disse...

Kitty, tens toda a razão! DO nove...ou do (10-1)... Ó prá dica para quem queira provar isto!;)

Cláudia disse...

Venho acompanhada pelo meu dicionário e corrector ortográfico.
Bendita a hora que o Rafeiro falou do firefox...corrige erros, assim não tenho que me preocupar...
vou fazer amanhã esta coisa dos dedos...(bem, nada de mentes pecaminosas, vou experimentar os dedos, não...não é isso que quero dizer...esquece)

Bom...e agora vou sair, ler 20 vezes para ver se não há erros.
Se por acaso ficar um, é de propósito...para teres o trabalho de corrigir ;)
Beijinho

Cláudia disse...

Fiz agora e não deu certo...
Hummm
será que fiz alguma coisa mal?
Amanhã vou por a malta a fazer isto...

Calvin disse...

Não pode dar mal...bebeste os mojitos antes?
Um Gurosan depois e começa a funcionar...:)

damularussa disse...

Sim senhor, sabendo contar, já podes ir às Maldivas:-)

Bom dia, beijocas

Etienne disse...

E essa cuba libre demora muito???

Larga lá os dedos, Calvin!

Um abraço. ;-)

Sofia.S disse...

Não percebi que tabuada era essa...

Ora se eu pensar no número 6, fico com 5 dedos a bombordo... vezes 10 dá 50.. mais 4=54... este resultado é o 9x6 da tabuada dos 9...

A parte complicada é que obtens um resultado e depois é que raciocinas a que tabuada pertence.
Não é prático.
Uma equação continua a funcionar melhor.

;)
Bjus

Calvin disse...

Sofia,

Não precisas de pensar na tabuada. A tabuada é sempre DO nove! Basta olhar para as mãos...tens 5 de um lado, 4 do outro...dá 54!

E é uma equação...tenta provar porque é que funciona com os dedos! Esta deixo em tom de desafio...;)

Cláudia disse...

Eu não bebi os mojitos...Já agora o que são mojitos?
MAs continua a não fncionar.

Anónimo disse...

Achei muito legal, mas só da certo c/ a tabuada do 9? E as outras não consigo descobrir....

Unknown disse...

Estou no Brasil, em 01.06.2008.
Procurava uma forma de ensinar a tabuada à minha sobrinha. Parabéns!
Amanhã mesmo vou aplicar seu método para ensinar a tabuada do nove. Agradeço-lhe por mim e por todas as outras pessoas que querem ensinar sem obrigar a criança a repetir ir ir ir ir até cansar.